Notícias
CGE-PB realiza visita técnica ao Rio Grande do Sul para conhecer Sistema de Informações de Custos
O aprimoramento de processos para alcançar o nível de excelência no Controle Interno é uma prática constante na Controladoria-Geral do Estado da Paraíba. Por isso, a CGE-PB faz intercâmbios com outros estados para conhecer experiências e práticas exitosas que possam ser aplicadas na Paraíba.
No início desse mês – nos dias 2,3 e 4 – um grupo de profissionais CGE fez uma visita técnica à Contadoria e Auditoria-Geral do Estado do Rio Grande do Sul (CAGE/RS) e à Prefeitura de Porto Alegre, com o objetivo de conhecer o Sistema de Informações de Custos, desenvolvido no Estado e na capital gaúcha.
Participaram da visita a contadora-geral, Cláudia Marques, o gerente de Transparência e Integridade, Eudes Toscano, o gerente SIAF, Geraldo Valencia, e a assessora Maria Mônica Dias.
Ferramenta estratégica
O Sistema de Informações de Custos é uma ferramenta estratégica que atende às exigências dos órgãos de controle e, ao mesmo tempo, oferece subsídios concretos para o controle físico e financeiro das secretarias e autarquias municipais. A solução está implantada em toda a administração direta e indireta, podendo ser utilizada para decisões mais assertivas e maior transparência no uso dos recursos públicos.
O modelo utilizado, conforme citou a contadora-geral de Porto Alegre, Aline Possamai, tem o diferencial de promover “a integração entre dados contábeis, orçamentários e físicos, permitindo uma visão gerencial precisa, que apoia o planejamento, o controle e a tomada de decisão em todas as áreas do município".
Acompanhamento detalhado
O painel de custos gaúcho, ancorado no Siafic FPE (Finanças Públicas do Estado), foi destacado por sua capacidade de reunir módulos de execução orçamentária, controle patrimonial, almoxarifado, contratos e folha de pagamento. O Painel de Custos possibilita o acompanhamento detalhado das despesas por meio da integração diária (D-1) dos dados entre o Siafic e o BI, com informações coletadas diretamente dos setores e órgãos. Além disso, utiliza ferramentas de Business Intelligence, como o Qlik Sense, para análise avançada, visualização dinâmica e automação das trilhas de auditoria.
Integração das informações
Durante a visita, os representantes da CGE PB puderam conhecer em detalhes a estrutura organizacional da CAGE/RS (Contadoria e Auditoria Geral do Estado do Rio Grande do Sul), composta por setores especializados como o Gabinete, Escritório de Projetos e Processos, Divisões de Controle da Administração Direta e Indireta, Normalização Contábil, Tecnologia da Informação, Estudos e Normatização, além da Divisão de Informações, responsável por ciência de dados e painéis gerenciais. Essa estrutura foi apresentada como fundamental para a integração das informações e o controle efetivo dos custos do Estado.
A visita técnica reforçou o compromisso da CGE-PB com a modernização da gestão pública, a transparência e a eficiência no uso dos recursos estaduais. O intercâmbio com o Rio Grande do Sul representa um passo decisivo para a implantação de um sistema integrado de custos cada vez mais robusto, capaz de apoiar o planejamento, o controle e a avaliação das políticas públicas na Paraíba.
✅Siga o nosso Instagram @cgepb