Notícias

Hospital Regional de Pombal fortalece Núcleo de Segurança do Paciente com lançamento da ferramenta inédita QRVida

publicado: 18/09/2025 17h20, última modificação: 18/09/2025 17h20
1 | 3
2 | 3
3 | 3
WhatsApp Image 2025-09-18 at 16.47.01 (1).jpeg
WhatsApp Image 2025-09-18 at 16.47.01.jpeg
WhatsApp Image 2025-09-18 at 16.47.01 (2).jpeg

No Dia Mundial de Segurança do Paciente, o Hospital Regional Senador Rui Carneiro, unidade do Governo da Paraíba na cidade de Pombal, deu mais um passo importante para qualificar a assistência em saúde. A unidade promoveu, nesta quarta-feira (17), uma reunião com todos os coordenadores para o fortalecimento do Núcleo de Segurança do Paciente e a implantação de uma nova ferramenta tecnológica: o QRVida.

O encontro teve como foco reforçar a importância das Seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente, já trabalhadas no hospital, mas que agora ganham ainda mais destaque para se tornarem parte da cultura institucional.

Conforme a coordenadora de Epidemiologia da unidade, Larissa Ramos, a ferrramenta QRVida será implantado inicialmente como projeto-piloto e funcionará como um canal dinâmico de comunicação, notificação e aprendizagem. Por meio dele, colaboradores terão acesso a protocolos, poderão realizar notificações de ocorrências e enviar sugestões. Cada setor contará com um QR Code exclusivo, facilitando o direcionamento de pacientes e equipes. Além disso, cada colaborador terá login e senha individual para acesso seguro.

“Esse sistema vai permitir resultados mais precisos, melhorar a assistência aos pacientes e fortalecer a interação entre os setores. Nosso objetivo é oferecer não apenas cuidados, mas cuidados com qualidade e segurança”, destacou.

A Diretora Geral, Kevia Werton, destacou que reunião também teve como pauta a preparação da unidade para a implantação do Centro de Hemodiálise, um novo serviço que será referência para todo o Sertão paraibano. “Receber esse centro é uma grande conquista, mas também uma grande responsabilidade. Precisamos estar capacitados para entregar à população e ao Estado respostas de qualidade, gerando bons frutos para a Paraíba e para o Brasil”, reforçou a direção.

A expectativa é que a experiência com o QRVida seja exitosa e sirva de modelo para outros hospitais da rede estadual. A iniciativa marca uma nova etapa para o HRP, unindo inovação tecnológica, compromisso com a segurança do paciente e fortalecimento da assistência hospitalar.