Notícias

Abertas inscrições para Fórum Celso Furtado: evento reúne grandes nomes do pensamento crítico sobre justiça e desenvolvimento

publicado: 14/07/2025 15h08, última modificação: 14/07/2025 15h08
WhatsApp Image 2025-07-14 at 14.57.05.jpeg

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties-PB), realiza, nos dias 19 e 20 de agosto, o Fórum Celso Furtado: Desenvolvimento, Justiça e Democracia: reflexões críticas para o século XXI. O evento vai acontecer no Tribunal de Contas da Paraíba, em João Pessoa, e tem o objetivo de promover um espaço plural de debate sobre os caminhos possíveis para uma sociedade mais justa e democrática, com base nos princípios do desenvolvimento regional e sustentável.

As inscrições abriram nesta segunda-feira (14) e podem ser feitas de forma gratuita no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdryjK5bkaYGixc4s9E-0BlU8JzXqxCIrg6hoUtiuvckvgaAA/viewform?pli=1. Além disso, a participação dá direito à certificação. O Fórum marca um novo momento do Programa Celso Furtado de Desenvolvimento e Justiça Social, política pública criada pelo Governo da Paraíba para estimular projetos e pesquisas voltadas à redução das desigualdades e ao fortalecimento das capacidades locais de inovação.

O evento trará debates sobre temas atuais como a crise climática, soberania digital, autoritarismos contemporâneos e o papel das novas tecnologias, como a inteligência artificial, em uma sociedade cada vez mais marcada por desigualdades e disputas geopolíticas.

Entre os palestrantes confirmados estão nomes como a economista Tânia Bacelar, referência nacional em desenvolvimento regional; a historiadora Lúcia Guerra, pesquisadora da ditadura e dos direitos humanos; o economista Francisco do Ó de Lima Júnior, especialista em economia do semiárido; e os autores do livro “Economia Política de Dados e Soberania Digital”, Helena Lastres e José Eduardo Cassiolato.

Além das palestras, o Fórum também sediará o lançamento dos editais do Desafio Celso Furtado voltado para a Educação Básica e do edital direcionado ao sistema prisional, em parceria com a SEAP. O evento incluirá ainda a assinatura de acordos de cooperação com instituições como o Centro Celso Furtado, que contemplam a realização do Congresso Internacional Celso Furtado, previsto para acontecer em 2026 aqui na Paraíba.