Notícias
Paraíba fortalece presença internacional no Web Summit Lisboa 2025 com startups e acordos estratégicos
A participação da Paraíba no Web Summit Lisboa 2025, realizado no mês de novembro em Lisboa, Portugal, consolidou a atuação do Estado no cenário internacional de ciência, tecnologia e inovação. Com apoio do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior (Secties), em parceria com o Sebrae e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), 23 startups paraibanas participaram do evento, apresentando soluções e ampliando conexões com investidores e empresas de diversos países.
Conhecido como um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, o Web Summit reuniu mais de 80 mil participantes. As startups paraibanas foram selecionadas por meio de programas como TecNova, Centelha e Conectando Startups, que integram a política estadual de fomento à inovação e ao empreendedorismo tecnológico.
De acordo com o secretário da Secties, Claudio Furtado, a presença da Paraíba no evento reforça a estratégia de internacionalização do ecossistema de inovação. “A Paraíba foi representada por 23 startups, algumas delas firmaram parcerias com empresas europeias e investidores, o que demonstra a maturidade do nosso ecossistema e o potencial de crescimento das empresas paraibanas”, afirmou.
Durante os quatro dias de programação, as startups participaram de ilhas de exposição, espaços voltados à apresentação de soluções e à prospecção de negócios. Entre os destaques está a Revigoradamente, startup da área de saúde mental; a Inpyro, que desenvolve soluções para a destinação correta de resíduos orgânicos; e a Neoron, especializada em tecnologia para a área da saúde, que participou do evento pela segunda vez e apresentou seu projeto no palco do Showcase Pitch, ao lado de startups de outros países.
Para Joana Paula de Andrade, fundadora da Revigoradamente, a participação no evento representou a primeira experiência internacional da empresa. “Conseguimos estabelecer contatos com investidores e universidades interessadas na nossa metodologia”, destacou.
Além da participação das startups, o Governo da Paraíba contou com um estande institucional no Web Summit Lisboa 2025, onde apresentou programas, ações e políticas públicas desenvolvidas pela Secties nas áreas de ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo. O espaço também sediou a realização de um podcast ao vivo, transmitido pelo canal oficial da secretaria no YouTube.
O Governo da Paraíba, por meio da Secties e da Fapesq, também firmou um Protocolo de Cooperação com o Movimento pela Utilização Digital Ativa (MUDA), iniciativa internacional sediada em Lisboa e voltada à promoção de competências digitais. O acordo estabelece a criação do MUDA/Paraíba e garante ao Estado uma sede no Hub Digital de Portugal, localizado no Espaço Amoreiras, fortalecendo a articulação internacional para projetos, formações e parcerias entre o Brasil e a Europa.
Com duração inicial de três anos, a cooperação tem como foco a transformação digital, a inovação sustentável e a inclusão tecnológica. A entrega oficial do espaço será realizada pelo governador João Azevêdo e está prevista para fevereiro de 2026, durante a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL).
A agenda institucional em Portugal incluiu ainda a participação do secretário Claudio Furtado na 2ª Conferência Internacional Nações Inteligentes, promovida pelo MUDA Portugal, com foco em inteligência artificial, inovação e modernização dos serviços públicos. No evento, foi apresentado os projetos Sistema de Inteligência de Dados de Ciência e Tecnologia (SIDTec-PB), Sistema de Monitoramento da Cooperação Internacional (SISCOPI) e BioInova - Inovação e Sustentabilidade, desenvolvidos na Paraíba com o uso de inteligência artificial.