Notícias

Secult-PB participa de encontro em Maceió sobre políticas culturais voltadas ao teatro no Nordeste

publicado: 07/07/2025 16h51, última modificação: 07/07/2025 16h51
Encontro foi promovido pela Rede Pavio e reuniu grupos de teatro e gestores culturais.
1 | 3
2 | 3
3 | 3
WhatsApp Image 2025-07-07 at 10.25.14 (1).jpeg
WhatsApp Image 2025-07-07 at 10.25.15.jpeg
WhatsApp Image 2025-07-07 at 16.00.39.jpeg

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba, participou nesse domingo (6) do VI Encontro Pavio – Rede de Grupos de Teatro do Nordeste. O evento aconteceu em Maceió, na capital de Alagoas, e teve como objetivo criar possibilidades de diálogos entre grupos de teatro de toda a região e o poder público ligado ao setor cultural.

Representando a Secult-PB, estava Jamil Richene, que é gerente-executivo de fomento e economia criativa da pasta. Ele realizou debates com outros gestores de cultura do Nordeste, com representantes do Ministério da Cultura e da Fundação Nacional de Arte (Funarte) e destacou algumas políticas culturais que estão sendo e serão desenvolvidas pela Paraíba com foco no segmento teatral.

“Foi um momento de diálogo em que discutimos sobre a possibilidade de se realizar um trabalho continuado com foco na produção, na circulação e na difusão dos grupos de teatro. Para assim possibilitar um trabalho mais permanente”, comentou.

Jamil explicou que os grupos de teatro da Paraíba podem ter acesso a recursos por diferentes meios. Ele destacou o edital de Artes Cênicas, que deve sair nos próximos meses e vai incluir recursos diretamente para o teatro, e citou ainda alguns editais indiretos, que podem contemplar pessoas ligadas à linguagem teatral. Entre eles, por exemplo, um que vai ser voltado para minorias e periferias e outro para mulheres.

“São possibilidades de fomento para o setor. De toda forma, antes de fecharmos esses editais nós pretendemos dialogar com os profissionais da área para ouvi-los e para pegar sugestões ligadas a essas políticas públicas”, completou.

O gerente-executivo citou também iniciativas como o Arte na Bagagem, mais uma das possibilidades locais para a circulação de grupos teatrais pelo Nordeste, pelo Brasil e pelo mundo.

A Rede Pavio realiza dois ou três encontros todos os anos justamente para promover esse diálogo entre grupos de teatro e setor público. Para o encontro em Maceió, o Estado colaborou com a viagem dos grupos teatrais paraibanos para o encontro.