Notícias
ECIT Mangabeira celebra aniversário com programação cultural e tecnológica
A Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Pastor João Pereira Gomes Filho, localizada no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, comemorou seus 10 anos de implantação com uma programação diversificada de atividades culturais e tecnológicas. A culminância das celebrações ocorreu nesta quinta-feira (17), durante o Tech Day, com apresentações temáticas desenvolvidas nas disciplinas dos cursos técnicos de Gastronomia e Vendas e também dos laboratórios do Amanhã Digital.
A programação teve início na terça-feira (15), com apresentações de quadrilhas juninas protagonizadas pelos estudantes. Na quarta-feira (16), foi realizado o Festival de Artes, com apresentações individuais e coletivas em sete áreas: dança, música, literatura, artes visuais, audiovisual, artesanato e teatro. Todo o evento foi aberto ao público e organizado pelos próprios alunos.
A gestora da ECIT, Janaina Lopes, destacou a integração entre os cursos técnicos e as atividades comemorativas. “Temos aqui o curso de Gastronomia, no qual os alunos realizaram uma mostra mundial, produzindo apresentações e pratos típicos de diversos países”, explicou. No curso de Vendas, os estudantes desenvolveram startups e organizaram estandes para divulgação de seus produtos. “Temos empresas juniores nas áreas de turismo, tecnologia e gastronomia, além de uma turma de ex-alunos que criou uma empresa de software”, acrescentou a gestora.
As startups desenvolvidas pelos estudantes contam com o apoio do Sebrae, que também participou do evento. A palestra de abertura foi ministrada pelo consultor Sharles Aguiar, que abordou inovações no mercado de trabalho e destacou a importância de os jovens se manterem atualizados, especialmente quanto às novas tecnologias, como a inteligência artificial.
Outra atração do evento foram os laboratórios do programa Amanhã Digital e Amanhã Digital Maker, recentemente inaugurados pelo governador João Azevêdo. O professor Manoel Messias Silva explicou que as apresentações nesses espaços foram mais interativas, com o uso das tecnologias de ponta disponíveis na escola. “Apresentamos nossos grupos de checagem de notícias, que utilizam inteligência artificial para avaliar fake news, além dos grupos de robótica e realidade virtual com jogos interativos”, contou.
O estudante Erick Silva Araújo, de 16 anos, cursa o segundo ano do curso de Gastronomia e participou da equipe responsável pela apresentação sobre o Egito. “Preparamos um prato típico do país e seremos avaliados por dois professores do curso”, relatou. Outras equipes também elaboraram pratos representando países como México, China e Espanha.
“No decorrer desses anos pudemos perceber como a ECIT Mangabeira muda a vida das pessoas. Nós gostamos de ver esses meninos voando. A educação proporciona isso aos nossos jovens”, finaliza a gestora Janaína.