Notícias
Equipe Biopack da ECIT Mangabeira conquista medalha de prata na Olimpíada Nacional de Empreendedorismo
A equipe BIOPACK, formada por estudantes da ECIT Mangabeira, conquistou a medalha de prata na Olimpíada Nacional de Empreendedorismo, realizada em São Paulo. A 3ª etapa e final aconteceram no último dia 12 e reuniu escolas públicas e privadas de todo país em uma competição de startups onde os estudantes apresentaram os projetos para investidores e embaixadores da olimpíada.
A startup paraibana que é formada pelos estudantes e coordenada pelos professores Manoel Messias e Ana Gabriela, desenvolveu uma embalagem biodegradável que se transforma em sabão ao entrar em contato com a água, unindo inovação, sustentabilidade e impacto ambiental positivo. O protótipo foi testado com materiais como amido de milho, glicerina, vinagre e sabão concentrado, validando o conceito do bioplástico. Mesmo enfrentando desafios durante a fase de testes, os estudantes conseguiram comprovar a viabilidade da solução apresentada na competição.
Para o professor Manoel Messias, a participação na final nacional em São Paulo representou uma experiência formativa marcante para os alunos, que vivenciaram, pela primeira vez, um grande evento de empreendedorismo, com apresentações em formato de pitch, interação com avaliadores e contato direto com o ecossistema de inovação. “Para os estudantes, a vivência contribuiu para o desenvolvimento de competências como trabalho em equipe, gestão do tempo, comunicação, criatividade e visão de mercado,” disse.
Integrante da Biopack, Isaac Soares, estudante do 2º ano de vendas, conta que participar da final na capital paulista foi uma experiência que agregou muito a sua vida. "O esforço, apoio e toda dedicação que nós tínhamos me mostrou que nós podemos ir muito longe. Essa medalha representa não apenas um prêmio comum, mas soma muito nos nossos sonhos, trabalhos e aprendizagens que vivemos ao longo desse projeto como todo", explica.
A conquista da medalha de prata reforça o compromisso do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação, com uma educação que vai além da sala de aula, promovendo experiências imersivas e transformadoras. O resultado também reflete o trabalho pedagógico dos professores Manoel Messias e Ana Gabriela, que orientaram os estudantes em todas as etapas do projeto, utilizando metodologias como Design Thinking, com imersão, ideação e prototipagem, fortalecendo o protagonismo juvenil e a cultura empreendedora na rede estadual.
A equipe Biopck é formada pelos estudantes Igor Henrique, Isaque Soares, Davi Henry, Fabiano Lúcio e Pedro Henrique, todas da 2ª série, técnico em Vendas.