Notícias

Estudante de Cajazeiras se destaca na Olimpíada Nacional de Informática

publicado: 04/11/2021 11h54, última modificação: 04/11/2021 11h54
WhatsApp Image 2021-11-04 at 08.52.54.jpeg

O estudante João Pedro Oliveira dos Santos, da Escola Cidadã Integral Técnica Nicéa Claudino, em Cajazeiras, ficou em 69º lugar na Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), na modalidade Programação Nível 2, disputando com 7.740 competidores de todo o Brasil.  João Pedro cursa a 3ª série do Ensino Médio e ficou em 1º lugar no ranking estadual entre as escolas públicas da (OBI), e em 2º lugar no ranking geral de escolas da Paraíba.

A OBI está organizada em duas modalidades:Iniciação e Programação, e cada modalidade é dividida em níveis. Em todas as modalidades e níveis os alunos competem individualmente. O objetivo é despertar nos alunos o interesse por uma ciência importante na formação básica hoje em dia, no caso, ciência da computação, através de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição.

 A competição é  aberta a todos os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio, e  consiste em uma prova com três a cinco questões de programação, que exige conhecimento em programação. Cada participante usa um computador para realizar a prova. 

Todos os participantes receberam certificados de participação. Os melhores colocados de cada modalidade receberam ainda medalhas de ouro, prata e bronze. Segundo a professora de informática Kessia Jeovana Soares, participaram da OBI 56 estudantes da ECIT Nicéa Claudino, sendo 23 no Nível 1 de programação (1º ano), e 33 no nível 2 (2º e 3º anos).

“Montamos um grupo com os estudantes que tinham interesse em participar da olimpíada, e todas as quartas-feiras e quintas à tarde fazíamos oficinas preparatórias, trabalhando com questões de provas passadas e sobre uma das linguagens de programação que era cobrada na prova. Foi muito bom ver a dedicação dos alunos, pois  além de despertar neles o interesse pela área da programação, é uma forma de inseri-los de maneira prática ao que ensinamos na teoria, mostrando o quanto é importante o conhecimento diversificado e sua atuação perante o mercado de trabalho”, disse a professora.

Foi a segunda vez que o estudante João Pedro Oliveira participou da OBI. Ele conta que pretende seguir carreira na área de programação. “Meu projeto de vida é ser  um desenvolvedor sênior. A olimpíada foi de grande importância, aprendi coisas que só aprenderia na faculdade. Pude melhorar várias habilidades  e ganhar experiência na área”, falou.

Olimpíada -  A Olimpíada Brasileira de Informática é realizada pela  Sociedade Brasileira de Computação (SBC), uma competição organizada nos moldes das outras olimpíadas científicas brasileiras, como Matemática, Física e Astronomia.