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Programa Desafio Celso Furtado realiza culminância e divulga vencedores da edição 2021

A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia divulgou nessa segunda-feira (20), em live de culminância, os vencedores do Desafio Celso Furtado 2021. O Desafio teve como objetivo estimular projetos e ações pautados na sustentabilidade, que integram escola e comunidade local, a partir da territorialização da Agenda 2030 e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Nove projetos foram aprovados e classificados e receberão bolsa de fomento à pesquisa pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ). Ao todo, foram investidos R$ 318.500,00 mil em bolsas de iniciação científica e bolsas-auxílio para orientações e formações.
A live contou com a participação por vídeo do Secretário de Estado da Educação, Claudio Furtado; do Secretário Executivo da Ciência e Tecnologia, Rubens Freire; da Coordenadora geral do Programa Celso Furtado, Iolanda Cortez, e da especialista em gestão, Giovania Lira.
O desafio foi realizado em duas etapas: Escolar e Estadual. Para o desenvolvimento das etapas, foram traçadas três Trilhas de Conhecimento: ‘Bem estar socioambiental', ‘Desenvolvimento regional sustentável’ e ‘Instituições eficazes’, que permitiram aos estudantes e professores observarem a realidade e proporem soluções para problemáticas locais.
Na segunda edição do Desafio, 307 equipes escolares se inscreveram, um total de de aproximadamente 1.900 pessoas, entre estudantes e professores da Rede Estadual, distribuídos nos anos finais do Ensino Fundamental; nas três séries do Ensino Médio e nos ciclos IV, V e VI da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
As equipes escolares contaram com o apoio de fóruns e atuação de 21 especialistas, que foram selecionados, via edital, para dar apoio às equipes de estudantes e professores.
No final da etapa Escolar, 226 equipes submeteram o projeto. Na etapa estadual, foram selecionados 24 projetos, desses, nove projetos foram aprovados e classificados e receberão bolsa de fomento à pesquisa pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ), durante o prazo de 12 meses, no valor de R$ 400,00 para os estudantes; e R$ 600,00 para os professores orientadores.
O Secretário de Educação, Claudio Furtado, destacou a importância do Programa e parabenizou a todas as equipes que participaram do Desafio deste ano. “O programa une as ideias de Celso Furtado com os 17 objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, fazendo com que nossos alunos desenvolvam junto com os especialistas propostas e resolução de problemas que estão ali no seu dia a dia. Parabéns a todos estudantes, professores e especialistas que participaram do Programa Celso Furtado deste ano, e juntos desenvolveram produtos que fortalecerão a economia e o desenvolvimento sustentável em nossa região”, disse.
Para o Secretário Executivo da Ciência e Tecnologia, Rubens Freire, “o programa Celso Furtado tenta trazer para a juventude o pensamento de um brasileiro e paraibano, extremamente importante para que, a partir dele, tenhamos capacidade de compreender o mundo em que vivemos e as crises econômicas contemporâneas. Isso faz nossos estudantes vislumbrarem a eficácia dos processos de construção do desenvolvimento econômico. O Desafio, a grosso modo, mobilizou mais de duas mil pessoas, isso já demonstra o sucesso do programa e a resposta positiva da nossa Rede Estadual”, falou.
Vencedores
TRILHA 01 - BEM-ESTAR SOCIOAMBIENTAL
Equipe |
Projeto |
Escola |
Os Sapiens |
Para uma crise global, resposta local: Criação de plástico sustentável no combate às queimadas e ao lixo em Lagoa Seca- Pb, aprendendo com os problemas. |
ECIT Francisca Martiniano da Rocha, Lagoa Seca - 3ª GRE |
Áurea Ambiental |
Projeto Alma Lavada |
EEEFM Isaura Fernandes de Souza, Itapororoca - 14ª GRE |
Nota Mil |
Rios e Ruas - Resgate Histórico e Intervenção Ambiental do Rio Piancó e seu afluente Serra Vermelha no trecho Conceição-Pb. |
EEEF Jose Leite, Conceição - 7ª GRE |
TRILHA 02 - DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL
Equipe |
Projeto |
Escola |
Lupus |
Aplicação do mesocarpo do maracujá na produção de material substituto ao isopor. |
ECIT Luiz Gonzaga de Albuquerque Burity, João Pessoa - 1ª GRE |
Ambitecni |
Paver como alternativa sustentável para a reciclagem de resíduos da construção civil. |
ECIT Monsenhor Vicente De Freitas, Pombal - 13ª GRE |
#Recicla |
#Recicla: Educação ambiental começa na base! |
ECIT Professor Braulio Maia Junior, Campina Grande - 3ªGRE |
TRILHA 03 - INSTITUIÇÕES EFICAZES
Equipe |
Projeto |
Escola |
Os Furtadores de Sorrisos |
Drive-Thru Ecológico |
ECIT Serra Branca Inácio Antonino, Lagoinha - 5ª Gre |
Habilis |
Jornada Celso Furtado Na Escola – 2022 |
EEEF Clovis Pedrosa, Cabaceiras - 3ª GRE |
Alpha |
Projeto Ap - Ártemis Pedroregense |
EEEFM Margarida Dias, Pedro Régis - 14ª GRE |