Notícias
Secretaria de Educação reúne Gerentes para discutir Plano de Ações Articuladas
A Secretaria da Educação do Estado e da Ciência e Tecnologia (SEECT) realizou na última sexta-feira (22), uma reunião para tratar sobre o Plano de Ações Articuladas (PAR) 2021-2024 – Etapa de Diagnóstico e Planejamento. O objetivo da reunião foi apresentar de forma prática aos técnicos de cada Gerência, como coletar os dados e informações necessárias para avaliar o cumprimento das metas estabelecidas no Plano Estadual de Educação. Cada Gerência terá um período para coletar os dados e informações de ações e fazer a avaliação.
O encontro contou com a participação da Secretária Executiva de Administração, de Suprimentos e Logística da SEECT, Elis Barreiro; do Representante da União Nacional dos Direitos Municipais, José Flor de Medeiros Júnior; e dos Gerentes da Secretaria, de todas as modalidades de ensino: Educação Infantil; Ensino Fundamental; Ensino Médio; Educação Especial; Ensino Tecnológico e Profissional; Educação de Jovens e Adultos (EJA); Educação do Campo; Educação étnico-racial; Educação indígena e Educação Quilombola; além das Gerências de Planejamento e Orçamento, e de Programas Educacionais.
Para a Secretária e atual Coordenadora Estadual do PAR, Elis Barreiro, “O Plano de Ações Articuladas é uma política importante para que todos os estados e municípios se planejem estrategicamente para executar de forma eficiente e eficaz os Planos Nacional e Estadual de Educação, Essa reunião é fundamental para fazermos a avaliação de todas as metas e estratégias do nosso plano estadual para poder responder a um diagnóstico do PAR e assim construirmos novas metas e estratégias necessárias à execução da proposta do PAR 4", disse.
Durante a reunião foram apresentadas as iniciativas que podem ser contempladas no PAR, dentro de quatro dimensões: Gestão educacional, Formação de profissionais da educação, Práticas pedagógicas e de avaliação e Infraestrutura física e recursos pedagógicos.
O PAR - é uma estratégia de assistência técnica e financeira iniciada pelo Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, instituído pelo Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007, fundamentada no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), que consiste em oferecer aos entes federados um instrumento de diagnóstico e planejamento de política educacional, concebido para estruturar e gerenciar metas definidas de forma estratégica, contribuindo para a construção de um sistema nacional de ensino.
A próxima etapa será o Diagnóstico e Planejamento. Finalizado, todo planejamento é enviado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) para análise e aprovação das ações propostas.