Notícias

Instituto de Psiquiatria Forense Dr. Thiago Formiga promove palestra em alusão ao Julho Verde

publicado: 09/07/2025 17h36, última modificação: 09/07/2025 17h36
1 | 5
2 | 5
3 | 5
4 | 5
5 | 5
Instituto de Psiquiatria Forense Dr. Thiago Formiga promove palestra em alusão ao Julho Verde_1.jpg
Instituto de Psiquiatria Forense Dr. Thiago Formiga promove palestra em alusão ao Julho Verde_2.jpg
Instituto de Psiquiatria Forense Dr. Thiago Formiga promove palestra em alusão ao Julho Verde_3.jpg
Instituto de Psiquiatria Forense Dr. Thiago Formiga promove palestra em alusão ao Julho Verde_4.jpg
Instituto de Psiquiatria Forense Dr. Thiago Formiga promove palestra em alusão ao Julho Verde_5.jpg

Na manhã desta quarta-feira (9), foi realizada uma palestra em alusão ao Julho Verde, mês de conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço, no Instituto de Psiquiatria Forense (IPF) Dr. Thiago Formiga. A palestra foi ministrada pelo médico Isaac Baraúna, da equipe de saúde do Sistema Prisional Paraibano.

O evento contou com a presença do secretário da Seap-PB, João Alves; do bispo Miguel Soares, da Igreja Universal do Reino de Deus; do diretor do IPF, Rogério Gominho; do policial penal Thiago Robson, presidente do Conselho da Comunidade de João Pessoa; além de servidores da Polícia Penal.

Para o secretário João Alves, trata-se de um mês bastante importante, dedicado à prevenção do câncer, especificamente de cabeça e pescoço. "Recomendamos que os funcionários da Seap-PB, os servidores da secretaria, os policiais penais e a população como um todo tenham esses cuidados preventivos e aproveitem o Julho Verde para realizarem seus exames", reforçou.

O bispo Miguel Soares, responsável pelo trabalho da UNP (Universal nos Presídios-PB), ressaltou a parceria da Universal com a Seap-PB, que leva às unidades prisionais não só assistência religiosa, mas também apoio a ações como o Julho Verde. "Campanhas como essa, dentro das unidades prisionais, são esclarecedoras e importantes. Esta palestra foi muito positiva para os servidores e policiais penais", enfatizou.

Já Rogério Gominho disse que “as palavras-chave do momento que vivenciamos hoje são: conscientização e periodicidade”.

Thiago Robson declarou: “nosso momento de folga deve ser algo sagrado, e é necessário não se esforçar para além da nossa própria saúde”.

O médico Isaac Baraúna destacou em sua palestra que os tumores de cabeça e pescoço costumam ser agressivos e precisam ser diagnosticados precocemente para que se obtenha um resultado eficaz e combativo. Ele lembrou ainda que esses exames têm sido ofertados por meio das visitas médicas periódicas às unidades prisionais.

Por fim, a psicóloga Ana Campos, que já foi vítima de câncer, afirmou: “Campanhas como a do Julho Verde mostram a importância de se ter um acompanhamento”.

 Após a palestra, o IPF ofereceu um lanche aos presentes.

_______

Ascom-Seap/PB

 

registrado em: