Notícias
Policiais penais da Paraíba integram Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária no RS
O Governo da Paraíba, através da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), regularmente, envia policiais penais em operações de intervenção em outros estados da Federação. No momento atual seis policiais penais da Paraíba compõem a Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) no Rio Grande do Sul. Há também policiais penais de nosso estado em Brasília, Manuas e Fortaleza.
A Força de Cooperação do Depen - FTIP é composta por policiais penais federais, estaduais e do Distrito Federal, na forma dos Acordos ou Convênios de Cooperação Federativa da Força Nacional de Segurança Pública celebrados com os Estados e o Distrito Federal. Criada em 2017 a FTIP já atuou no Ceará, Piauí, no Amazonas. Atualmente está nos estados de Roraima, Pará e agora no Rio Grande do Sul.
A sua atuação parte da autorização do Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, por meio de portaria, em caráter episódico e planejado, para exercer a coordenação das ações das atividades dos serviços de guarda, de vigilância e de custódia de presos, além disso e apoia às assistências previstas no artigo 11 da Lei de Execução Penal: assistência material, à saúde, jurídica, educacional, social e religiosa, garantindo a humanização da pena.