Notícias

Caravana Interatos chega a Juazeirinho e Puxinanã com espetáculos e oficinas

publicado: 16/07/2025 09h19, última modificação: 16/07/2025 09h19
1 | 4
2 | 4
3 | 4
4 | 4
Foto XIII - Soando bem aos ouvidos - Erik Breno.jpg
DiegoNóbrega - Fervo - Interatos  (15) - edigar palmeira.jpg
Foto XIII - Soando bem aos ouvidos - Erik Breno.jpg
FOTO GUADALUPE MERKI.jpg

A Caravana Interatos, projeto da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), chega a dois municípios paraibanos neste fim de semana. Nesta sexta-feira (18) a parada é em Juazeirinho, que recebe o espetáculo de dança ‘Fervo’, com o artista Edigar Palmeira. A ação acontece na Praça da Juventude, às 19h30, com acesso gratuito.

No sábado (19), é a vez de Puxinanã receber a caravana, com duas atividades, começando pela Vivência em Técnicas Circenses, ministrada pelas artistas Guadalupe Merki e Mariana Velcic, a partir das 14h. Mais tarde, às 17h, o artista Erik Breno apresenta o espetáculo ‘Soando Bem aos Ouvidos’. As ações gratuitas acontecem no auditório da Secretaria de Educação do município.

Sinopses

Fervo - corruptela do verbo ferver, apresenta uma linha do tempo expressa em movimento contínuo, que percorre a genealogia dos corpos periféricos que fabricaram, mesmo entre a repressão do estado e do capital, a potente manifestação cultural que hoje conhecemos como Frevo.

Soando bem aos ouvidos - O corpo semiótico que se espraia na cena é de um eremita errante cuja motricidade - inspirada na música Monólogo ao Pé do Ouvido do disco da banda Chico Science & Nação Zumbi - retrata corpos silenciados pelo estado invasor, forçados a migrar para sobreviver. Diante dessa opressão, um indivíduo, busca estratégias para transformar seu grito em ação, rompendo os muros de sua realidade brutal (um zumbi social) com um corpo poético e libertário.

Vivência em Técnicas Circenses - O objetivo desta oficina é proporcionar uma experimentação entre as diversas possibilidades do malabarismo (bolinhas, panos, prato chinês, diabolôs e swing-poi). Dessa forma, os participantes terão oportunidade de vivenciar o malabarismo enquanto linguagem circense a partir da confecção de brinquedos, realização de jogos e brincadeiras e técnicas de manipulação de objetos.

Caravana Interatos - Por meio de edital, foram selecionadas 18 propostas de espetáculos e nove oficinas nas áreas de teatro, dança e circo para compor a Caravana Interatos 2025, que este ano passa por 12 cidades paraibanas. A programação, que começou em maio, se estende até outubro, passando por Nazarezinho, Aparecida, Juazeirinho, Puxinanã, Borborema, Serraria, Guarabira, Mamanguape, Pocinhos, Alagoa Grande, Queimadas e Ingá.

O objetivo da Caravana é promover o intercâmbio entre grupos culturais de diferentes regiões da Paraíba. A Caravana Interatos é desenvolvida no sentido de aprofundar a presença da Funesc no interior da Paraíba. A ideia também é promover o diálogo entre os grupos participantes do projeto e a produção cultural local, tanto através das oficinas, quanto dos bate-papos ao final de cada espetáculo. A escolha dessas cidades contempladas com a programação se deu através de credenciamento realizado por meio de edital.

 

Juazeirinho

 

Interatos - Dança

Espetáculo: Fervo

Artista: Edigar Palmeira

Data: 18 de julho de 2025

Local: Praça da Juventude

Horário: 19h30

 

Puxinanã

 

Interatos - Circo

Oficina: Vivência em técnicas circenses

Artistas: Guadalupe Merki e Mariana Velcic

Data: 19 de julho de 2025

Local: Auditório da Secretaria de Educação

Horário: 14h

 

Interatos - Dança

Espetáculo: Soando bem aos ouvidos

Artista: Erik Breno

Data: 19 de julho de 2025

Local: Auditório da Secretaria de Educação

Horário: 17h