Notícias
Complexo Pediátrico Arlinda Marques realiza 470 atendimentos no fim de semana
O Complexo Pediátrico Arlinda Marques (CPAM), unidade do Governo da Paraíba em João Pessoa, registrou 470 atendimentos e 808 exames laboratoriais, no fim de semana. Do total de atendimentos, 184 foram ambulatoriais e 286 classificados como urgência e emergência pediátrica.
Referência em média e alta complexidade para crianças e adolescentes de todo o estado, o CPAM registrou maior incidência de casos de febre não especificada (41), diarreia e gastroenterite de origem infecciosa presumível (25), tosse (12), náuseas e vômitos (oito), infecção do trato urinário (sete), amigdalite aguda (sete), infecção aguda das vias aéreas superiores (cinco) e dor abdominal inferior (cinco). Também foram notificados casos de pneumonia bacteriana, entre outras condições clínicas.
A maior parte dos pacientes atendidos reside em João Pessoa (162). Na sequência, vêm Santa Rita (25), Bayeux (24), Conde (sete), Alhandra (quatro), Cabedelo (quatro), Sapé (três), Cruz do Espírito Santo (três), Lucena (três) e Ibiara (dois), além de atendimentos a crianças de outros municípios.
Entre os procedimentos cirúrgicos realizados no período, destacam-se apendicectomia, excisão e sutura simples de pequenas lesões, laparotomia exploradora, retirada de cateter de longa permanência, troca de cânula de traqueostomia, retirada de placa e parafusos e troca de sonda de gastrostomia.