Notícias
Iphaep realiza II Encontro Paraibano de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, em João Pessoa
O Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Cultural do Estado da Paraíba (Iphaep) realiza, nos próximos dias 25 e 26, em João Pessoa, o II Encontro Paraibano de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural. O tema central versa sobre “Patrimônio em Perspectiva: Conexões entre Memória, Cultura e Modernidade”. A solenidade de abertura será às 8h30, no auditório do Sesc/Fecomercio, centro da capital.
O Encontro contará com quatro painéis centrais. O primeiro trata de “Financiamento e Apoio para a Preservação do Patrimônio: Oportunidades para Entidades, Poder Público e Cidadãos” com os palestrantes Cristiana Scorza Guimarães (diretora de Estruturação de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Ministério das Cidades); Allan Mesentier (representante do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); Warwick Ferreira (superintendente de Habitação da Caixa Econômica Federal na Paraíba) e Rodrigo Otávio Andrade Araújo (superintendente do Banco do Nordeste na Paraíba (BNB). A mediação é de José William Montenegro (Empresário da Construção Civil).
À tarde (14h30), o painel dois será sobre “Relação entre o Patrimônio Material e Imaterial”, e terá os palestrantes Andrei de Ferrer (arquiteto/Uniesp); Marcela Muccio (arquiteta/PPGCI/UFPB – Coletivo Jaraguá); Maria Helena Azevedo (arquiteta/PPGAU/UFPB – IFPB) e mediação de Adriana Leal de Almeida (arquiteta/UFPB).
Mais dois painéis estão programados para a tarde. Às 16h30, o painel três abordará “A Cultura sob o Olhar dos Potiguara”, com os indígenas das aldeias de Lagoa Grande, Helson Yby Rerekoara (professor da Língua Tupi), Ezequiel Maria (escritor e professor da Língua Tupi), da Aldeia Jaraguá, além do procurador-geral do Ministério Público de Contas da Paraíba, Marcílio Toscano Franca e mediação da historiadora e coordenadora de Assuntos Históricos do Iphaep, Ronilene Ramalho.
Segundo dia- No dia 26, às 8h30, o debate será sobre o “Patrimônio Moderno Paraibano” com os palestrantes Marco Coutinho (arquiteto/UFPB), Wylnna Vidal (arquiteta/UFPB) e mediação de Filipe Valentim (arquiteto/Centro Universitário Santa Maria). Às 10h30, o tema em destaque será “No Caminho da Modernização Paraibana” com os palestrantes Clemer Ronald (arquiteto/PPGAU/UFPB); Camila Figueiroa (arquiteta/PPGAU/UFPB); Maria da Piedade Farias (restauradora e arquiteta do Iphaep); Luís Kehrle (restaurador/Iphaep) e mediação de Márcia Albuquerque (historiadora/Uniesp).
No segundo e último dia do evento a programação reservou a tarde, das 14h30 às 17h, para duas vivências. A primeira, “Circuitos da Fé, os participantes farão visitas às igrejas do Centro e a segunda “Buscando nosso patrimônio...onde está?, tendo guia Anne Camila Cesar (arquiteta/PPGAU/UFRN). Entre uma palestra e outra haverá um coffee break e apresentação cultural. Às 17h, será a solenidade de encerramento na Igreja São Francisco com coquetel.
O evento é uma realização do Governo da Paraíba, por meio do Iphaep, e co-realização da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) com apoio institucional da Prefeitura Municipal de João Pessoa/InovaCentro, Iphan, Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PB), Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Joao Pessoa (Sintur/JP), Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE) e Comitê de Fomento do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Paraíba.
O II Encontro Paraibano do Patrimônio conta também com o apoio/patrocínio do Centro Cultural São Francisco, Fecomercio/PB, Sesc, Senac, CDL/JP, Sonho Doce, Tulio Bicicletas, Gráfica JB, PBGás, Conserpa&Enger, Prima (Programa de Inclusão através da Música e das Artes) e Funjope.
As inscrições podem ser feitas no link: https://www.sympla.com.br/evento/ii-encontro-paraibano-de-patrimonio-historico-artistico-e-cultural/3069670historico-artistico-e-cultural/3069670