Notícias

Pesquisadores da FCJA desenvolvem site sobre a Revolução de 1930

publicado: 11/09/2025 09h07, última modificação: 11/09/2025 09h07

A equipe de pesquisadores da Fundação Casa de José Américo (FCJA) desenvolve um site – que em breve ficará à disposição do público internauta – que vai reunir informações sobre um dos principais eventos político-sociais da história do Brasil: a Revolução de 1930. A criação dessa base de dados é executada pelo núcleo de pesquisa ‘1930 – A Caminho do Centenário: convergências bibliográficas e fontes digitais’, que integra o ‘Projeto Preservação da Memória e Difusão Educativa, Cultural e Científica do Acervo da FCJA’.

De acordo com o pesquisador coordenador do núcleo de pesquisa e da criação do site, professor Jivago Barbosa, do Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB), a base de dados estará em permanente “alimentação”, mesmo depois da “inauguração” do site. “Estamos recolhendo informações pelo País inteiro. O site não será restrito aos acontecimentos na Paraíba. Por isso estamos solicitando a colaboração de instituições e de pessoas físicas para que nos enviem todo e qualquer material acerca da Revolução de 1930”, informa Jivago Correia.

Os interessados em contribuir com textos, recortes de jornais e revistas, imagens (vídeos, fotografias e ilustrações), áudios, cartazes, panfletos etc., podem enviar o material via e-mail (projetobr1930@gmail.com), ou acessando um QR Code. Dúvidas ou mais informações podem ser consultadas ao próprio professor Jivago, pelo WhatsApp (83) 98840-9765.

A equipe coordenada por ele é composta por outros quatro pesquisadores: Ana Andréa Vieira de Castro (pesquisadora), Isabella Nascimento de Sousa (bolsista graduanda em Ciências da Computação), José Miguel Holderbaum Ferrari (bolsista graduando em História) e Francisco Emmanuel Marcolino Lino dos Santos (bolsista graduando em Ciências da Computação).

Lembrando que o ano de 2025 marca os 95 anos da chamada Revolta de Princesa, do assassinato do presidente João Pessoa e da Revolução de 1930, instaurada entre os dias 4 e 5 de outubro de 1930, na Paraíba. Jivago Correia  destaca que a Revolução de 1930 foi um movimento que consistiu-se em um golpe armado que depôs o presidente Washington Luís e elevou Getúlio Vargas à Presidência da República, tomando posse em 3 de novembro de 1930, e, no dia 11 de novembro, ele assinou o Decreto 19.398, que instaurou o Governo Provisório da República dos Estados Unidos do Brasil (1930-1934), iniciando o chamado Regime Vargas.

Conforme Jivago, foi pensando no centenário do evento, que acontece em 2030, um importante acontecimento histórico brasileiro, que foi elaborado o projeto de pesquisa ‘1930 – A Caminho do Centenário: convergências bibliográficas e fontes digitais (BR 1930)’, que tem como objetivo realizar o levantamento em fontes primárias e secundárias sobre os diversos acontecimentos históricos de 1930, além da digitalização e disponibilização desses acervos documentais impressos e digitais, a partir da criação de plataformas digitais (base de dados e aplicativo).

“O projeto torna-se uma ação efetivamente necessária e importante, pois facilitará as pesquisas, ampliando o acesso de alunos, alunas, educadores e educadoras das diversas modalidades de ensino (médio e superior) da rede pública e privada, além dos pesquisadores e pesquisadoras, possibilitando novas integrações e parcerias dos profissionais de diversas instituições de ensino dos diversos estados do País e do mundo”, justifica Jivago.

Segundo ele, o projeto leva a se pensar uma prática educativa por meio do atual paradigma tecnológico, refletindo acerca das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) que surgiram para dinamizar o processo contínuo do ato de aprender ao longo da vida.

“Por isso, estamos organizando um espaço virtual constituído a partir da memória histórica e política desse período, organizando o seu acervo a partir da digitalização, catalogação e indexação dos materiais pesquisados, possibilitando que mais pesquisadores, estudiosos, educadores e educandos tenham acesso a essa gama de informações e conhecimentos referentes aos atores sociais envolvidos no processo revolucionário e suas consequências”.