Notícias

Posto Médico Avançado do Estado soma 467 atendimentos durante o fim de semana no Parque do Povo

publicado: 30/06/2025 14h59, última modificação: 30/06/2025 14h59
1 | 2
2 | 2
IMG_9730.jpg
IMG_9676.jpg

O Posto Médico Avançado instalado pelo Governo da Paraíba no Parque do Povo, em Campina Grande, segue sendo um dos pontos de maior suporte à saúde dos forrozeiros durante os dias de festa do Maior São João do Mundo. Somente entre sexta-feira (27) e este domingo (29), foram realizados 467 atendimentos, com destaque para o sábado (28), que concentrou o maior número de assistências do fim de semana. 

Na sexta-feira, 192 pessoas buscaram atendimento médico no local. Já no sábado, o volume aumentou para 203 atendimentos. No domingo, foram registrados 72 casos. Considerando também a movimentação da quinta-feira (26), quando foram realizados 175 atendimentos, o total chega a 642 assistências em apenas quatro dias.

Os casos atendidos incluem intoxicação alcoólica, náuseas, mal-estar, desmaios e crises de ansiedade. 70% dos atendimentos é destinado a mulheres, e a faixa etária de maior atendimento é de pessoas até 39 anos. 

A estrutura do posto conta com equipes multiprofissionais, com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, ambulâncias e equipamentos de suporte para atendimentos de urgência, garantindo segurança e assistência rápida a quem precisa.

Quem comprova a importância do serviço é Wilza Lopes, de 50 anos, moradora de Campina Grande e coordenadora da equipe de limpeza do evento. Ela já utilizou o serviço e, ao longo dos dias de festa, levou diversas colegas para serem atendidas.

“Desde o início dos trabalhos no Parque do Povo, eu mesma já precisei de atendimento médico e também costumo levar minhas colegas sempre que alguém passa mal ou sente algo diferente. E posso dizer com toda certeza: todas as vezes fomos muito bem atendidas. Toda a equipe do posto está de parabéns!”, declarou.

Wilza relata que uma das situações mais marcantes foi o atendimento a uma colega que teve uma crise de ansiedade em meio à jornada de trabalho. “O acolhimento foi imediato, com muito amor. Ela foi super bem atendida, ficou impactada com a rapidez e a eficiência da equipe. Ela achava que não ia melhorar ali, mas melhorou, foi pra casa bem e com tudo resolvido”, contou.

Os atendimentos seguem até o encerramento da festa, no próximo domingo, 6 de julho. Desde o início da festa, em 30 de maio, já foram realizados 2.449 atendimentos e 82 transferências de ambulância para unidades de saúde especializadas.