Notícias

Representantes da Organização Pan-Americana da Saúde conhecem estrutura e funcionamento do Hospital Metropolitano

publicado: 03/07/2025 13h35, última modificação: 03/07/2025 13h35
1 | 3
2 | 3
3 | 3
Hospital Metropolitano recebe visita técnica de representantes da Organização Pan-Americana da Saúde 1.jpeg
Hospital Metropolitano recebe visita técnica de representantes da Organização Pan-Americana da Saúde 3.jpeg
Hospital Metropolitano recebe visita técnica de representantes da Organização Pan-Americana da Saúde.jpeg

O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, pertencente à rede estadual de saúde e gerenciado pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), recebeu, na manhã desta quinta-feira (3), a visita técnica de representantes da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), com o objetivo de fortalecer o Sistema Único de Saúde da Paraíba.

De acordo com o secretário executivo de Gestão de Rede de Unidades de Saúde, Patrick Almeida, que também acompanhou a visita, a escolha do Metropolitano partiu de uma demanda da própria Opas, que já reconhecia a unidade de saúde como um grande centro de referência, não apenas para a Paraíba, mas para todo o Nordeste.

"É uma satisfação imensa receber a Opas, que vem com o intuito de fortalecer o SUS na Paraíba. O Metropolitano já é um centro de excelência em cardiologia e neurologia de alta complexidade, e o objetivo da visita é mostrar como funcionamos, como podemos expandir nosso modelo para chegar a todos os cantos do estado, tanto presencialmente quanto de forma virtual", destacou o secretário.

A comitiva visitou o Centro de Diagnóstico de Imagem, Hemodinâmica e Urgência do Hospital, onde o diretor técnico do Metropolitano, Matheus Agra, explicou todo o funcionamento e destacou a visita como um intercâmbio de conhecimento. “É uma honra receber os integrantes da Opas para esse intercâmbio de conhecimento. Foi muito gratificante perceber o patamar em que o Metropolitano se encontra hoje, tanto na parte assistencial quanto gerencial. Eles ficaram encantados com nossa estrutura e funcionamento, o que nos motiva ainda mais a continuar evoluindo. O nosso grande propósito é continuar crescendo, aprimorando o hospital e salvando cada vez mais vidas", afirmou o diretor.

Pela primeira vez na Paraíba, o representante da Opas no Brasil, Cristian Morales, ressaltou que o interesse no Estado se justifica pelos resultados positivos alcançados na organização dos serviços de saúde e pela adoção de estratégias inovadoras.

"O que nos traz à Paraíba são os sucessos obtidos na organização dos serviços de saúde, na criação de modelos inovadores e, no caso específico do Metropolitano, a estruturação de um sistema de referência altamente resolutivo. Essa experiência serve de exemplo não apenas para outros estados brasileiros, mas também para outros países da região. Além disso, buscamos estabelecer eixos de colaboração que reforcem ainda mais essas capacidades já existentes no estado", afirmou Cristian, que também parabenizou a gestão estadual e a direção do hospital.

OPAS - A Organização Pan-Americana da Saúde trabalha com os países das Américas para melhorar a saúde e a qualidade de vida de suas populações. Fundada em 1902, é a organização internacional de saúde pública mais antiga do mundo. Atua como escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para as Américas e é a agência especializada em saúde do sistema interamericano.